7 lugares para mergulhar no Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem acha que é preciso sair do país para mergulhar e apreciar a diversidade e a beleza da vida marinha, está muito enganado. Com quase oito mil quilômetros de costa litorânea, o Brasil oferece a turista e moradores excelentes destinos para a prática do mergulho. É possível viajar barato e ver de pertinho a incrível variedade de peixes e da vegetação aquática dos nossos oceanos.

Preparamos uma lista de 7 lugares imperdíveis para quem adora mergulhar, ou para quem morre de vontade de experimentar essa sensação única e indescritível. Prepare o snorkel e embarque nessa com a gente!

  1. Fernando de Noronha: o arquipélago de Pernambuco é considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho no mundo. Segundo especialistas, a visibilidade no local é de até 50 metros, mas os iniciantes também podem se divertir com o mergulho de flutuação. São cerca de 16 pontos indicados para o mergulho, atendendo às expectativas de todos os níveis de praticantes. É possível avistar corais coloridos, arraias, peixes e até tubarões e tartarugas.
  2. Abrolhos, Bahia: localizado a duas horas da cidade de Caravelas, esse arquipélago é refúgio de muitas espécies de corais e cerca de 95 tipos de peixes. Se o mergulhador tiver sorte, pode se deparar ainda com as imensas baleias Jubarte, presenças constantes naquelas águas.
  3. Angra dos Reis, Rio de Janeiro: lugar bastante indicado para iniciantes, a baía de Angra oferece cerca de 50 pontos de mergulho. É possível avistar garoupas, caranguejos, estrelas do mar e peixes coloridos. Na Laje do Matariz está uma das principais atrações para os mergulhadores da região: um helicóptero naufragado.
  4. Ilha Bela, São Paulo: centenas de espécies marinhas transformaram em habitat as embarcações de pequeno e grande porte naufragadas em Ilha Bela. Destaque para os pontos mais preservados, como o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, que possui recifes artificiais e muitos peixes. O fundo do mar tem imensas rochas que transformam grutas e tocas em belas paisagens.
  5. Ilha do Arvoredo, Santa Catarina: surpreendente pela grande variedade de vida marinha, o local é habitat de tartarugas, polvos, tainhas, garoupas e muitos peixes coloridos. Para chegar até lá, o mergulhador pode pegar um barco em Florianópolis ou em Bombinhas, mas é importante saber que nem todos os pontos de mergulho são liberados pelo Ibama.
  6. Maragogi, Alagoas: ideal para o mergulho de superfície, as águas límpidas e calmas das piscinas naturais de Maragogi oferecem aos turistas um verdadeiro aquário natural com crustáceos, peixes, moluscos e corais de diversas espécies. A dica é ir na maré baixa, e logo cedo da manhã.
  7. Guarapari, Espírito Santo: uma das maiores diversidades de peixes e recifes do Brasil, ás águas de Guarapari abrigam mais de 220 espécies já identificadas. Destaque para os pontos de mergulho Três Ilhas, Ilha Escalvada, Ilhas Rasas e para o ponto do naufrágio Victory 8B.

Talvez você possa se interessar por outros roteiros que sugerimos conhecer…

Que tal ir conhecer umas destas maravilhas aqui mesmo em nosso país? Acesse nosso site e busque a melhor oferta de passagem para a sua viagem.