Turismo nas cidades da Copa do Mundo 2014: Porto Alegre e Curitiba

Turismo nas cidades da Copa do Mundo 2014: Porto Alegre e Curitiba

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje começa, aqui no blog do Milhas Aéreas, uma série de posts sobre o que fazer nas cidades sede da Copa do Mundo do Brasil. Muita gente já está se preparando para viajar e ver de perto os jogos de futebol das principais seleções do mundo, mas daí vem a pergunta: o que fazer fora dos horários dos jogos?

Para começar essa série, vamos falar sobre as duas cidades do Sul do país que vão receber jogos da Copa do Mundo: Porto Alegre e Curitiba.

Porto Alegre

Na capital do Rio Grande do Sul, o turista deve enfrentar temperaturas baixas durante a Copa do Mundo. Por isso, a primeira dica é levar muitos casacos e até gorros e luvas.

Para viver um pouco da tradição do local, a dica é almoçar ou jantar em uma típica churrascaria gaúcha e experimentar o chimarrão, bebida típica feita a base de erva mate e água quente, companhia inseparável de grande parte dos moradores da cidade.

Aos finais de semana, vale a pena ir até o Parque da Redenção, onde os moradores se encontram para bater um papo, praticar esportes, ler e namorar. Aos domingos, o local sedia o tradicional Brique da Redenção, uma grande feira cultural com cerca de 300 barracas que vendem todos os tipos de produtos. Lembra muito a Feira de San Telmo, em Buenos Aires. Imperdível!

Para quem gosta de programas culturais, as boas pedidas são visitar a Casa de Cultura Mário Quintana; a Fundação Iberê Camargo e a Usina do Gasômetro. Esses locais contam com exposições anuais que mostram um pouco da história de artistas locais e nacionais.

Aos apreciadores da natureza, assistir a um pôr-do-sol às margens do Rio Guaíba é programa obrigatório em Porto Alegre. O colorido do céu e a posição privilegiada em que o sol se põe são de encher os olhos. Nas margens do Guaíba, o visitantes podem pegar barcos de pequeno e médio porte que fazem belos passeios pela orla.

Quem estiver procurando programas no clima da Copa do Mundo 2014, pode conhecer os estádios dos dois principais times gaúchos, o Beira-Rio, do Internacional, que sediará os jogos da Copa, e a Arena, do Grêmio, inaugurada recentemente.

Bem perto de Porto Alegre também estão outros destinos turísticos como Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, que merecem uma visita.

Curitiba

Os torcedores que forem acompanhar os jogos na capital paranaense precisam estar bem preparados para enfrentar temperaturas geladas no mês de junho. Por sorte, é nessa época que Curitiba fica ainda mais charmosa e convidativa.

Além de uma infinidade de excelentes restaurantes, que fazem da cidade um roteiro gastronômico imperdível, Curitiba ainda tem diversas atrações turísticas, um sistema de transporte público invejável e natureza exuberante.

Para começar a explorar a cidade, a dica é ir a um restaurante de Fondue e experimentar uma sequência dessa tentação de origem suiça com carne, queijo e muito chocolate. Também falando em alimentação, vale um passeio até o bairro de Santa Felicidade, que conta com uma infinidade de restaurantes a base de comida italiana para todos os gostos e bolsos.

Quando o assunto são os cartões postais, o Jardim Botânico é parada obrigatória. No local, há uma incrível estufa que abriga muitas espécies da flora nacional, além de imensos jardins impecavelmente mantidos e trilhas de mata nativa que podem ser feitas por qualquer visitante. Na mesma linha de passeios, vale conhecer o Tanguá, que tem um belíssimo espelho d´água, onde antigamente existiam duas pedreiras; e o Parque do Barigui, encontro diário de milhares de pessoas para praticar esportes e contemplar a natureza em uma área de preservação ambiental localizada na região central da cidade.

Para fazer compras, o passeio ideal é pela rua XV de Novembro, onde os turistas podem encontrar todo tipo de comércio, além de bancos, padarias e restaurantes. Vale um registro fotográfico do belo Palácio Avenida, palco das famosas apresentações de corais natalinos na cidade.

O Museu Oscar Niemeyer (MOM), obra do famoso arquiteto brasileiro que da o nome ao espaço, é o local ideal para que gosta de cultura e aprecia exposições de artes visuais, arquitetura e design. A Ópera de Arame também é outro belo cartão postal da cidade, e merece uma visita de contemplação.

Para finalizar o passeio com chave de ouro, vale a pena conhecer a região histórica do Lago da Ordem, que reúne bares, restaurantes e espaços culturais em prédios com a arquitetura colonial bem preservada. Nas manhãs de domingo, há uma grande feira de artesanato por lá.

Viu só como você tem dezenas de motivos para não perder essa Copa do Mundo no Brasil?

Se você ainda comprou sua passagem para os jogos, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e compre sua passagem de avião barata usando milhas aéreas de terceiros. Clique aqui e solicite seu orçamento agora mesmo. Viajar longos trechos com milhas aéreas de terceiros pode ser muito mais econômico.

Banner 4 - Milhas Aéreas