Tempo de leitura: 2 minutos
Os animais de estimação fazem cada vez mais parte da vida das pessoas. Muitos consideram os bichinhos como parte da família, e não abrem mão que eles participem de todos os momentos, inclusive das viagens. Também há situações em que as famílias precisam mudar de cidade, de estado ou até de país e, é claro, fazem questão de levar seus animais. Independente da situação, sempre surgem alguns questionamentos: é seguro levar meu pet no avião? Como são transportados os animais de estimação dos aviões? Meu pet pode viajar comigo na cabine?
Para responder essas e outras dúvidas, o Milhas Aéreas preparou esse post com dicas importantes. Leia atentamente e, em caso de dúvidas, entre em contato com a companhia aérea que você for viajar.
- Documentação: seu bichinho só poderá viajar de avião se você apresentar uma série de documentos (comprovações de vacina, de tratamento e de condições físicas) que podem ser diferentes dependendo da companhia aérea. Certifique-se de levar todos consigo e fique atento a data de validade exigida.
- Algumas raças só podem circular pelo aeroporto com o uso de focinheira.
- Cada companhia aérea tem um número máximo de animais por voo, que varia de dois a quatro. Por isso, é preciso fazer uma reserva antecipada e checar se seu animalzinho poderá embarcar.
- Os animais precisam ter mais de quatro meses de idade e, obrigatoriamente, viajar dentro de um contêiner próprio, com tamanho suficiente para que o animal consiga dar uma volta em torno do seu corpo.
- Animais pequenos (em geral com até 5kg, contando o peso da caixa) podem viajar junto de seu dono, na cabine, desde que não ultrapasse o número de animais permitido por voo. Os demais, são despachados como carga em ambiente próprio, pressurizado e com a mesma temperatura da cabine.
- Há regras específicas para cães de fucinho curto, que normalmente não são aceitos nos voos por sua capacidade limitada de respiração. Consulte o regulamento da companhia aérea.
- Animais não viajam de graça. Em voos nacionais, o valor varia de R$70,00 a R$90,00.
- Para voos internacionais, consulte a Vigilância Sanitária Agropecuária do aeroporto de embarque e de destino. Alguns países exigem até um microchip de identificação.
Como você pode notar, são muitas as regras e exigências para viajar com um animal de estimação, mas a possibilidade existe e muita gente faz isso. Se você for viajar acompanhado de seu cão ou gato, converse antes com o veterinário e peça conselhos do que fazer para que a viagem seja mais confortável possível para seu bichinho. Também não esqueça de consultar o site da companhia aérea que você for viajar, para conferir as regras específicas.
E aí, pronto para viajar com seu animal de estimação? Se você ainda não comprou sua passagem, solicite um orçamento para passagem de avião barata com milhas de terceiros aqui no Milhas Aéreas clicando aqui. Esperamos seu contato!