Desafios para agência de viagem nos próximos 5 anos

Desafios para agência de viagem nos próximos 5 anos

Tempo de leitura: 3 minutos

O atual cenário político e econômico de nosso país traz consigo inúmeros desafios para empresas e empreendedores. Manter-se competitivo, com a solidez econômica que um negócio precisa, parece cada vez mais difícil. A situação é crítica para todos, ou pelo menos para a grande maioria dos negócios, mas para quem trabalha com serviços que nem sempre são de primeira necessidade, como as agências de viagens, os desafios podem ser ainda maiores.

Os próximos anos possivelmente serão de recessão, mas quem conseguir driblar as dificuldades pode conquistar uma clientela fiel e uma solidez importantíssima para tempos de crise. Abaixo, listamos os principais desafios a serem superados por uma Agência de Viagem que quiser se manter no mercado, com dicas preciosas de especialistas. Boa leitura!

– Oscilação do dólar: o dólar nas alturas inevitavelmente acaba afastando boa parte dos viajantes, mas se por um lado os custos no exterior ficaram mais altos, por outro as companhias aéreas estão oferecendo passagens com preços muito baixos, o que pode atrair clientes. Diante desse cenário, cabe à Agência de Viagem mostrar que viajar ao exterior pode sim ser possível, apenas com algumas mudanças no padrão de comportamento do brasileiro, como ficar menos dias, escolher um hotel mais em conta e focar no descanso e no divertimento ao invés das compras. Apostar no mercado de turismo nacional também é uma excelente alternativa, já que os destinos locais acabam sendo a escolha de grande parte dos turistas frente a alta da moeda norte-americana.

– Concorrência com as OTAs (Online Travel Agencies): com o crescimento dos sites que vendem viagens, com preços muitas vezes bastante convidativos, cabe à Agência de Viagem saber se diferenciar e oferecer um serviço cada vez mais exclusivo ao consumidor final. A segurança que o viajante tem ao escolher uma Agência de Viagem, as condições facilitadas de pagamento, a possibilidade de um roteiro exclusivo e com dicas preciosas, além de toda a economia de tempo ao contratar alguém para organizar uma viagem são fatores que precisam ser cada vez mais divulgados e levados a sério por quem atua nesse mercado. Além disso, hoje ainda existe a possibilidade de se unir às OTAs em parcerias que podem ser gerar bons resultados, dependendo da negociação feita e da realidade de cada Agência de Viagem. Estar presente no mundo virtual, de uma forma ou de outra, é uma obrigação para empresas modernas que precisam sobreviver no mercado.

– As melhores ofertas: se diante das dificuldades financeiras as pessoas prezam cada vez mais pelo menor preço, as agências precisam estar preparadas para encontrar soluções e oferecer a seus clientes um preço competitivo que seja compatível ao serviço oferecido. Mexer na margem de lucro não parece a solução mais correta, visto que a Agência de Viagem precisa sobreviver e honrar com seus compromissos, então a busca por bons parceiros parece ser o principal desafio. Oferecer passagens com milhas aéreas, ter sempre à disposição boas promoções de operadoras  e pacotes econômicos pode ser o diferencial que o cliente tanto procura.

E você, dono de Agência de Viagem, está preparado para os desafios? Acesse o nosso site e veja como ser um parceiro do MilhasAereas.net para oferecer passagens baratas a seus clientes. Estamos há mais de 10 anos no mercado e temos ajudado dezenas de Agências de Viagens a encontrarem as melhores soluções.  Conheça os nossos serviços!

Banner 2 - Milhas Aéreas